segunda-feira, 1 de março de 2010

Coluna Música - por Augusto Diniz

No texto anterior falei do Foo Fighters. Neste comento um pouco a banda anterior de Grohl. Voltando à fase Nirvana, foi lançado no final do ano passado o registro em dvd do show que a banda fez no Reading Festival, no Reino Unido, em 1992. A ultima apresentação do Nirvana em terras britânicas não tem grande produção, mas começa em grande estilo. O líder e vocalista da banda, o controverso Kurt Cobain, que dois anos depois se mataria com um tiro na cabeça, entra em uma cadeira de rodas vestido com um avental de hospital e uma peruca loira.

Ao tentar levantar, Cobain simula uma queda. O show é intenso e longo, com 25 músicas. A banda passa a maioria dos seus sucessos sem cerimônia e com muita simplicidade no palco, como eram as apresentações do Nirvana. Neste dvd percebemos um Dave Grohl destruidor, que ao fazer o primeiro teste para entrar no grupo conquistou as atenções de Kurt e do baixista Krist Novoselic.

Ele que foi o baterista do Nirvana de 1990 até a banda acabar em 1994, começava ali a ver a possibilidade de suas composições, que não eram aproveitadas por Kurt e Krist, se tornarem algo diferente do que era a idolatrada banda de grunge Nirvana. Tanto que Kurt Cobain, gitarrista e líder, que após dose de heroina suficiente para matá-lo ainda deu um tiro na própria cabeça em 5 de abril de 1994, foi considerado pela revista Bravo! em janeiro deste ano como um deus do rock. O mito vive até hoje, e muitos garotos que nem eram nascidos até a data de morte de Cobain ouvem e veneram o grupo, que era o ícone da cena musical de Seattle.

De The Rose a Territorial Pissing a apresentação não falha, com execução dos sucessos Smells Like Teen Spirit, About a Girl, On a Plain, Drain You, Polly e Come As You Are.

Nascia ali, na fase de glória do Nirvana, um baterista que se mostrou um músico completo. Tanto que no projeto solo Late! e no que seria o primeiro disco do Foo Fighters, em 1995, Dave Grohl gravou guitarra, bateria, baixo e o vocal de todas as músicas. A banda atual só foi formada depois que o disco estava pronto.

Para quem ainda não conhece o Foo Fighters ou não sabe quem é Dave Grohl, vale a pena perder duas horas para ver o dvd Foo Fightes Live At Wembley Stadium. E se você estiver disposto a sentir a energia do Nirvana no palco, a dica é o Nirvana Live at Reading. Cada um dos dvds custa em média R$40 e podem ser encontrados em qualquer loja de discos ou rede de livraria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário