segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Demóstenes no Diário da Manhã



O senador Demóstenes Torres inovou ao lançar, ontem pela manhã, uma coletânea de livros na Feira Hippie, realizada na Praça do Trabalhador em Goiânia. Todos os exemplares levados, cerca de 150, foram distribuídos e autografados rapidamente. Longa fila se formou para receber dedicatórias de Demóstenes. Evento foi transmitido ao vivo pela Rádio Hippie para os mais de 70 mil clientes, estimativa da Polícia Militar, que apareceram para comprar dos 30 mil vendedores em cerca de 12 mil bancas. Na ocasião, o senador defendeu investimentos federais em infraestrutura para a feira.

Leia mais aqui.

domingo, 29 de novembro de 2009

Demóstenes indica Kassab como um dos mais influentes do Brasil

Na semana que vem, ÉPOCA lançará a terceira edição especial com os 100 brasileiros que se destacaram no ano pelo poder, pelo talento ou pelo exemplo moral. A lista, elaborada pela redação, terá por base as sugestões de leitores e de personalidades influentes. Acompanhe nesta página as indicações de algumas personalidades e opine pelo site.




sábado, 28 de novembro de 2009

Escolha o cartão de Natal


O jornalista Tony Carlo, titular da coluna Fio Direto do Jornal Diário da Manhã, publicou nota sobre a enquete realizada pelo site do senador Demóstenes Torres para a escolha do melhor cartão natalino. O preferido dos internautas será enviado por Demóstenes via Correios. No twitter, o senador garantiu assinar os cartões de quem enviar o pedido para o e-mail senador@demostenestorres.com.

Para votar, basta escolher sua opção na enquete à esquerda.

Modelo I

Modelo II


Coluna Poesia por Nilson Gomes

Hélverton Baiano lança amanhã (18h, no bar Arepa, Setor Jaó, em Goiânia) seu 7º livro, Paraíso Profano. “Até os santos espicham as asinhas dos sonhos para esse lugar abençoado pela santa carne”, define o também poeta e também baiano Geraldo Pereira.





LEVE AMOR


O amor é roto, sara e fere.
Cura e fura sem pesar
E a pesar o seu peso e em que pese
É tão mais leve que tudo, apesar

AMOR V

O amor é cúmplice
de quem esconde defeitos
e ressalta virtudes.
Nunca se peja
dessas atitudes.

MOINHOS

Quem construiu moinhos no peito
andando eitos triturando sonhos
nunca se fartou de juntar os cacos?

GENTE BORBOLETA

Sou quase nada.
Apenas gente
De borboleta sentar em cima.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Enquete natalina

 Escolha o modelo de cartão natalino que mais lhe agrada. Vote na enquete aí ao lado. Obrigado.


Modelo I




Modelo II

Demóstenes no editorial do Estadão


(...) Antes que o Ministério confessasse sua responsabilidade no caso, o presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, Demóstenes Torres (DEM-GO), advertia que "gastar dinheiro público para promover parlamentares é um ato de improbidade administrativa". Além disso, a iniciativa do ministro da Cultura pode trazer aborrecimentos aos parlamentares citados no folheto, que podem ser acusados de fazer propaganda eleitoral antecipada com dinheiro público.

Leia o editorial completo aqui.

Demóstenes no Painel, da Folha




Primeiro, ele mentiu. Depois, perdeu a cabeça. Pelo menos o destempero serviu para o país descobrir quem é o ministro da Cultura.

--------------------------------------------------------------------------------
Do senador DEMÓSTENES TORRES (DEM-GO), sobre a investida de Juca Ferreira contra a imprensa, que segundo ele "recebe para dizer mentira", por ter noticiado os panfletos do ministério pedindo apoio aos deputados que votaram a favor do Vale-Cultura.

Demóstenes na coluna Fio Direto



O senador Demóstenes Torres, com os seus 4,6 mil seguidores no Twitter, aproveita o espaço para debater ideias e até mesmo cutucar quem não concorda com ele. Ontem, no miniblog, indicou a leitura de “Cultura da reclamação: o desgaste americano”, de Robert Hughes. “Nele, há um estudo aprofundado de como tolher o pensamento livre”, escreveu.


Demóstenes sintetizou o que a oposição passa hoje diante do governo comandado pelo PT. "Lançar a culpa em uma elite ou declarar inimigo alguém só por ser da elite é velha e enferrujada ferramenta do arsenal demagógico", disparou.

Sobrou até para o meio acadêmico. "Isso é encontrado até nas universidades. A esquerda acadêmica está mais interessada em raça e gênero do que em aulas. As universidades são instituições de ensino superior, não de terapia social", concluiu o senador, que percorre uma extensa agenda por todo o Estado de olho nas eleições de 2010.

Demóstenes no Diário da Manhã



A presidente da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Raquel Rodrigues (PP), e o senador Demóstenes Torres (DEM) receberam ontem títulos de cidadania da Câmara Municipal de Trindade. Ambas as homenagens foram propostas pelo vereador Marcos Lago (PR) e aprovados por unanimidade dos membros da Casa em outubro.


Leia o texto completo aqui.




Demóstenes no O Globo On-Line


O senador Demóstenes Torres (DEM-GO) criticou nesta quinta-feira, em seu perfil no Twitter, a reação do ministro da Cultura, Juca Ferreira, ao comentar as acusações de que a pasta produziu e imprimiu, com recursos públicos, um folheto no qual estimula eleitores a escolher parlamentares que apoiem a cultura. O senador disse que Juca baixou o nível ao atacar a imprensa e dizer que se sentiu desrespeitado até "no pinto" .

O perfil do senador no microblog é www.twitter.com/demostenes_go.

Para ler o texto na íntegra, clique aqui.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Demóstenes almoça com secretária e primeira-dama



Após ser agraciado com o título de cidadão trindadense, o senador Demóstenes Torres participa agora de um almoço oferecido pela secretária de Cidadania, Flávia Moraes. Estão presentes cerca de 200 pessoas. Na mesa de Demóstenes estão a anfitriã, Flávia, a primeira-dama e também homenageada Raquel Rodrigues, além da presidente do Centro Cultural Pedro Ludovico Teixeira, Linda Monteiro e de todos os dez vereadores que aprovaram a entrega do título.

Demóstenes recebe título de cidadão trindadense



O senador Demóstenes Torres participa neste momento da cerimônia de entrega do título de cidadão do município de Trindade. A homenagem é realizada na Câmara Municipal e conta com a presença da secretária de Cidadania, Flávia Moraes e da primeira-dama do estado, Raquel Rodrigues, também agraciada com o título. A Banda Inclusiva Luar,formada apenas por portadores de necessidades especiais, ficou responsável pela abertura do evento.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Representação do senador Demóstenes contra o ministro da Cultura

O senador Demóstenes Torres já protocolou na Procuradoria Geral da Repúlica a representação contra o ministro da Cultura, Juca Ferreira, por improbidade administrativa.




terça-feira, 24 de novembro de 2009

Dica do senador Demóstenes: Entrevista do jornalista Reinaldo Azevedo no Jô Soares

Parte I



Parte II



Parte III

Coluna Música - por Caio Tito

O Rock surgiu das comunidades negras dos Estados Unidos em meados dos anos 1940. Resultado da mistura de blues, músicas gospel e country. Partindo de Elvis, Chuck Berry e Jerry Lee Lewis, passando por Beatles, Rolling Stones e AC/DC, até chegar em Stereophonics e Marilyn Manson. Observando suas histórias e protagonistas percebemos uma coisa: o estilo se reinventa a cada dia.

Hoje há quem diga que o rock está morto. É verdade que caiu de produção. As antigas bandas sobrevivem de sucessos do passado. As atuais não têm consistência, vivem tentando copiar os rockeiros consagrados. Mas quem decreta sua morte está cometendo um erro.

O estilo, que é marcado pela constante mistura de escolas musicais, agora resolve misturar gerações. Na falta de novos ícones, o rock está se reinventando com suas próprias ferramentas.

Dave Grohl (Nirvana/Foo Fighters) se juntou ao seu ídolo John Paul Jones(Led Zeppelin) formando o Them Crooked Vultures. Sammy Hagar (Van Halen/Montrose), Michael Anthony (Van Halen), Joe Satriani e Chad Smith (Red Hot Chili Peppers) fundaram o Chickenfoot.

Não é de hoje que se têm notícias de membros de bandas diferentes se reunindo para tocarem em projetos paralelos e totalmente diferentes. São os chamados "supergrupos". Mas nunca se ouviu falar em tantos deles como atualmente.

Com a indústria fonográfica cada vez mais competitiva, a naturalidade das músicas vem perdendo espaço para as receitinhas de grandes hits. Bandas com novidades e grande potencial são desmanteladas para atender interesses das gravadoras. Os supergrupos, que não têm nada a provar, vêm relembrar ao mundo que a espontaneidade e o novo é que movem o Rock´n Roll.

Coluna Língua Portuguesa - por Sinésio Dioliveira

Lendo matéria de um jornal diário de Goiânia, isso dia 19, me deparei com um grave uso acento grave: "Pavel Kazarian vem à Goiânia a convite do secretário de Ciência e Tecnologia, Joel de Sant´Anna..." Não são todos nomes femininos de cidade que aceitam artigo. Dizemos: "A Bahia tem Jorge Amado", "Brasília tem corrupção". Se o nome não aceita artigo, não há como ocorrer crase. Um macetinho para não morder a língua é usar: vou a/ volto da. Não dizemos "volto da Brasília"; o mesmo se diz para Goiânia.


Há, portanto, exceção, quando tais nomes são seguidos de informações que lhes dão caráter específico. Por exemplo: A Goiânia de sua infância existe apenas nas páginas livros. Assim posso dizer: Ele deixou sua mente voltar à Goiânia de sua infância.

Coluna Poesia - por Nilson Gomes

Luiz de Aquino é um poeta brasileiro nascido em Caldas Novas-GO. Autor de livros de contos, crônicas, história e, principalmente, poesia. Os poemas a seguir, inéditos e exclusivos para o site do senador Demóstenes, são da obra “De amor e pele”, seu próximo lançamento. Para conhecer mais, http://penapoesiaporluizdeaquino.blogspot.com/




Acre, ácido; abrasivo.


Não seja este, talvez, o tempo
de se plantar amores, carícias
e outras flores
do mesmo feitio. Tenho visto que murcham
as pétalas de afago mal semeadas:
terra imprópria, tempo seco,
solo árido, talvez.


Vali-me de boa semente,
revolvi entre as rochas;
pensei achar solo de bom húmus;
plantei em pétalas
e pólen de bom aroma.


Soprava leve a brisa. Virou vento,
fez-se forte. Trouxe chuva e granizo,
vergou-se caule broto
de folhas virgens e murchou-se a muda
dos meus zelos.


Debalde! Desisto da flor
e dos amigos.
Quem sabe eu ganhe uns dinheiros
e passe a comprar silêncios?


Rés do chão, ao olhar
O táxi, a chuva, madrugada,
o tempo, pessoas e a vontade.
Havia um quê de estranho.

É sempre assim a vez primeira,
um estar insistente e tenso
– tensão, tesão e medo.

Hormônios em êxtase e ávidos,
peles e pêlos ostensivos, nus.
Bocas sedentas, secas, quentes.

A noite anda, e aviva a chuva.
Há o ar de espera e ansiedade...
A mão diz adeus, a boca assente.

A pele, não; espera. E acerta
um dia além, futuro e breve:
o mérito é mútuo.

Chiado de rodas no asfalto,
longe e líneo. Olhar frustrado
e baixo: é linha de terra.

Demóstenes na coluna Café da Manhã, do Diário da Manhã



Atleticanos na Feira do Cerrado

No último domingo pela manhã, o fotógrafo Sinésio Dioliveira flagrou dois atleticanos na Feira do Cerrado: o senador Demóstenes Torres e o cabeleireiro dos vitoriosos, Ruimar Ferreira (do Salão New Star). Ao passarem pela banca de um atleticano, que tinha um quadro do time pendurado na banca, Demóstenes e Ruimar foram solicitados para um registro. A foto foi feita ao lado do ‘outdoor ‘ que simboliza bem o orgulho do time da Campininha.

Demóstenes na coluna Xeque-Mate, do jornal Hoje



Presentes

Os senadores Demóstenes Torres e Lúcia Vânia, deputados Raquel Teixeira, Roberto Balestra e Pedro Wilson e os secretários Paulo Gonçalves (Cidades) e Ernesto Roller (Segurança) participaram da reunião, ontem, entre AGM e TJ, em que foi discutida a instauração de inquérito policial contra 120 prefeituras por crimes ambientais.

Xadrez

Senador DemóstenesTorres conferiu, na manhã de domingo, a Feira do Cerrado, onde fez o desjejum com biscoito de queijo, tapioca, cafezinho e comprou uma muda de pimenta.

Legalizar é dizer sim às drogas - artigo no Hoje



O governador do Rio de Janeiro afirmou ser favorável à liberação das drogas mediante um pacto internacional. O acordo, segundo ele, impediria o Brasil de se tornar uma espécie de Disneylândia dos viciados, caso tentasse promover a legalização unicamente por estas bandas. Num ímpeto progressista de fazer corar o ministro regueiro Carlos Minc, o governador convocou os Estados Unidos, a quem chama de “vanguarda do atraso”, para encabeçarem o movimento, além de flertar com a legalização do aborto.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Demóstenes palestra em Anicuns e doa 255 livros para faculdade



O senador Demóstenes Torres acaba de encerrar palestra no município de Anicuns, sua cidade natal. O parlamentar goiano aproveitou o evento para anunciar a entrega de novos 255 livros para a Faculdade de Anicuns. Na palestra, Demóstenes falou para mais de 300 pessoas sobre os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pedofilia, da qual é relator. Somente no primeiro semestre deste ano, sete novas propostas de combate a pedofilia foram apresentadas pela comissão.

O reitor da faculdade, coronel Almeida, agradeceu Demóstenes pela palestra e lembrou que com os novos exemplares, o senador já doou mais de 400 livros para a instituição. “Quero apenas para agradecer, porque não é a primeira vez que o senhor nos ajuda. Nós sabemos bem disso”, afirmou o reitor.

domingo, 22 de novembro de 2009

Demóstenes participa de eventos culturais no final de semana




O senador Demóstenes Torres aproveitou o final de semana para participar de eventos culturais em Goiás. Na sexta-feira, o parlamentar participou do V Festival Gastronômico e Cultural de Pirenópolis, a convite do prefeito Nivaldo Melo.  Na manhã e início da tarde de sábado, o senador ficou no Fórum de Goiânia assistindo uma experiência vitoriosa obtida pela sociedade a partir da renovação do júri: foram realizados dez júris num mesmo dia, pela mesma juíza (Doraci Lamar) e pelo mesmo promotor (Tito Amaral). Na manhã de domingo, Demóstenes foi visitar a feira do Cerrado, em Goiânia. Ele aproveitou para tomar um reforçado café da manhã, degustando biscoitos de queijo e pratos típicos goianos. Entre as aquisições, um pé de pimenteira, um dos temperos favoritos do senador.

sábado, 21 de novembro de 2009

Demóstenes no Diário da Manhã



O senador Demóstenes Torres participou na manhã de ontem do 82º Encontro do Colégio de Presidentes de Tribunais de Justiça do País, realizado na pousada do Rio Quente, na região turística de Caldas Novas. Demóstenes foi convidado para palestrar sobre as matérias de interesse do Judiciário que tramitam no Senado Federal. O parlamentar falou, entre outros temas, sobre a Proposta de Emenda à Constituição que estabelece o período de férias da categoria.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Demóstenes no Blog do Noblat II



Nenhum presidente Americano foi tão excomungado pela mídia e o chamado senso comum como George W. Bush. Tudo o que houve de ruim no planeta, inclusive o eixo do mal, foi atribuído às suas políticas. Já o atual líder dos Estados Unidos, Barack Obama, é sempre tratado com extrema deferência fora do seu país, inclusive por aqui.

Leia mais aqui.

Demóstenes no Blog do Noblat



Quando chegou à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania o pedido de análise da decisão do Supremo Tribunal Federal cassando o mandato do senador Expedito Júnior, me recusei a aceitar. Argumentei que sentença do STF não é para se discutir, é para se cumprir, pois, acima dele, só Deus.O problema é que alguns se consideram deuses e ao menos um tem disso certeza absoluta.

Leia o artigo completo aqui.

Demóstenes no Estadão



BRASÍLIA - O presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, Demóstenes Torres (DEM-GO), criticou, hoje, em plenário, a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de deixar para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a decisão de extraditar ou não o ex-ativista italiano Cesare Battisti. Na avaliação de Demóstenes, ao deixar a última palavra no caso Battisti para o presidente da República, o STF se desmoralizou. "Supremo nasceu para mandar e todos nós para obedecer", disse.

Demóstenes na coluna Xeque-Mate, do jornal Hoje


O senador Demóstenes Torres (DEM) usou a tribuna para criticar o governo nas explicações sobre as causas do blecaute. Segundo ele, foi uma atuação “desastrosa”. Mencionou declarações dos ministros Tarso Genro, para quem o apagão foi “um microincidente”; e Dilma Rousseff, que, na opinião do senador, demonstrou analfabetismo energético. “O despreparo da ministra no gerenciamento da crise só não foi mais contundente porque o seu desconhecimento do setor sobressaiu

Demóstenes no Diário da Manhã



O senador Demóstenes Torres (DEM) conseguiu aprovar na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, a qual preside, emendas de apropriação ao projeto de Lei Orçamentária no valor de R$ 890 milhões para atender às necessidades do Ministério da Justiça, Defensoria Pública, Justiça Federal e do Fundo Penitenciário Nacional. Parte dos recursos será investida em Goiás na construção de novos presídios e em monitoramento eletrônico de ruas.

Demóstenes participa de encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais de Justiça

O senador Demóstenes Torres participa neste momento do 82º Encontro do Colégio de Presidentes de Tribunais de Justiça do País, realizado na pousada do Rio Quente, na cidade turística de Caldas Novas. Demóstenes foi convidado para palestrar sobre as matérias de interesse do judiciário que tramitam no Congresso Nacional. O parlamentar está falando, entre outros temas, sobre a PEC que estabelece o período de férias das profissões da categoria.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Demóstenes ministra palestra em Santa Helena de Goiás



O senador Demóstenes Torres iniciou neste momento palestra no município de Santa Helena de Goiás, no auditório da Paróquia Municipal. Demóstenes vai falar sobre os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pedofilia, da qual é relator. A Comissão apresentou apenas no primeiro semestre deste ano sete novos projetos para este tipo de crime. Demóstenes ainda vai explicar para os mais de 300 presentes como funciona a nova legislação para o caso.





Antes de se dirigir ao auditório, Demóstenes foi recepcionado pela primeira dama e prefeita de Santa Helena, Raquel Rodrigues, na casa do governador Alcides Rodrigues. Acompanhando a anfitriã, mais de dez lideranças regionais deram as boas vindas e se comprometeram a apoiar o senador na disputa pela reeleição no ano que vem.

CCJ aprova proposta que regula relação médico-paciente



Projeto que disciplina as relações dos pacientes com profissionais e serviços de saúde e assegura ao paciente direitos como o de não ser submetido a determinados tratamentos ou procedimentos e ter acesso a todas as informações sobre seu estado de saúde foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), presidida pelo senador Demóstenes Torres. Entre os direitos assegurados estão o acesso irrestrito às informações relativas à sua doença e ao estado de saúde, inclusive ao conteúdo do prontuário, além da liberdade de consultar outros profissionais afim de obter uma segundo opinião a respeito do diagnóstico.

CCJ autoriza criação do Banco de Desenvolvimento do Centro-Oeste



A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), presidida pelo senador Demóstenes Torres, aprovou projeto que autoriza o Executivo a criar o Banco de Desenvolvimento do Centro-Oeste. Os recursos do Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste transferidos nos últimos 20 anos ao Banco do Brasil (BB) ainda vão permanecer nesta instituição no mínimo por 15 anos, a contar do início do funcionamento do futuro Banco. Depois disso, o estoque estimado hoje em R$ 12 bilhões começará a ser transferido ao BDCO, respeitando o cronograma de retorno das operações de crédito firmadas.

Senado cria o estágio-visita para universitários

A Comissão de Constituição e Justiça, presidida pelo senador Demóstenes Torres, aprovou a proposta de estágio-visita ao Senado Federal. O programa é de natureza educativa e prevê a realização de visitas orientadas e participação em palestras, conferências e seminários sobre o funcionamento do Legislativo, em especial do Senado, no prazo máximo de cinco dias corridos. Qualquer estudante universitário maior de 18 anos pode participar do projeto, desde que atenda aos requisitos que ainda serão estabelecidos pela Comissão Diretora da Casa.

CCJ realizará audiência pública para debater o Estatuto da Igualdade Racial

O senador Demóstenes Torres aprovou dois requerimentos na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) que determinam a realização de audiência pública para análise do Estatuto da Igualdade Racial e sobre denúncias de supostas irregularidades nas obras da ferrovia Norte-Sul. O primeiro tema deverá ser debatido na próximas terça-feira (24), às 10 horas. Ainda não há data prevista para a apreciação das denúncias envolvendo a ferrovia.

CCJ destina R$ 890 milhões para segurana pública

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), presidida pelo senador Demóstenes Torres, aprovou quatro emendas de apropriação de lei orçamentária para 2010. As propostas no valor total de R$ 890 milhões atendem ao Ministério da Justiça, Defensoria Pública da União, Justiça Federal de 1º Grau e do Fundo Penitenciário Nacional.

Três emendas são destinadas para unidades orçamentárias vinculadas ao Ministério da Justiça, sendo R$ 110 milhões para a manutenção das ações da Defensoria Pública da União; R$ 540 milhões para o Fundo Penitenciário, visando à construção e ampliação de estabelecimentos penais; e R$ 190 milhões para o fortalecimento de instituições de segurança pública a cargo do próprio ministério. Para a modernização de instalações da Justiça Federal de 1º Grau, a CCJ destinou R$ 50 milhões.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

CCJ abre trabalhos nesta quarta-feira

O senador Demóstenes Torres iniciou os trabalhos da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que tem na agenda 49 itens para análise. Neste momento, os senadores debatem as indicações de Augusto César Leite de Carvalho para ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e de Mário Luiz Bonsaglia para compor o Conselho Nacional do Ministério Público. Também consta na pauta substitutivo a projeto segundo o qual o juiz terá que questionar a mãe sobre a paternidade do filho sempre que o nome do pai não for informado no momento do registro de nascimento da criança.

É hora de dizer não a Chávez - Artigo no Noblat



Sinceramente estou embevecido com a respeitabilidade que o Brasil tem granjeado no exterior.

Fico orgulhoso quando o presidente Lula recebe um prêmio da qualidade do Chatham House – concedido somente a dignitários como o ex-presidente de Gana, John Kufour ou a mulher do emir do Catar, Sheikha Mozah Al-Missned – por representar o motor-chave da integração e da estabilidade na América Latina.

Leia mais aqui.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Demóstenes critica atuação do governo no apagão



O senador Demóstenes Torres discursou na Tribuna do Plenário nesta terça-feira (17) e criticou o governo  pelo que considerou falta de habilidade em prestar explicações sobre as causas do blecaute que atingiu o país na última semana. Segundo Demóstenes, a atuação do governo foi desastrosa. O representante goiano mencionou declarações dadas por ministros como Tarso Genro (Justiça), para quem o chamado apagão foi "apenas um microincidente", e Dilma Rousseff (Casa Civil), que, segundo o parlamentar, demonstrou analfabetismo energético. "O despreparo da ministra no gerenciamento da crise só não foi mais contundente porque o seu desconhecimento do setor sobressaiu", afirmou Demóstenes.

Ouça o discurso clicando aqui (primeira parte) e aqui (segunda parte).

"O problema das drogas é grave e vai piorar" - Artigo no Hoje


O problema das drogas é grave e vai piorar
Demóstenes Torres

O psiquiatra especialista em dependência química e saúde mental Paulo Soares Gontijo alertou que cerca de 50 mil goianienses são viciados em crack. O número é 314 vezes maior do que o registrado em 2004 e evidencia uma mudança gradual no perfil do usuário de drogas. A autodestruição, que no caso do crack é avassaladora, está em franca escalada e pode abrir as portas do Brasil para nova onda de entorpecentes poderosos e letais. Ou seja, o que já é péssimo pode ficar ainda pior.

Leia mais aqui.

Demóstenes no Giro


Como ficaria uma aliança do DEM com o PSDB em Goiás no caso de chapa com PP e PR em 2010?


Se o candidato ao governo por esta chapa, que vem sendo discutida pelos presidentes dos partidos com o governador Alcides, for o deputado Ronaldo Caiado (DEM) terá o meu apoio. Do contrário, vou defender a aliança com o PSDB, seguindo a ordem natural em todo o País. É algo para decidir depois de março.

Demóstenes lidera entre os pré-candidatos ao Senado



O senador Demóstenes Torres está em primeiro lugar na última pesquisa estimulada realizada pelo Ecope/Diário da Manhã para a disputa por uma vaga no Senado Federal, se for levado em conta os pré-candidatos declarados à eleição. O parlamentar obteve 38,1% das inteções de voto. Na última pesquisa do instituto Serpes, Demóstenes obteve o dobro dos votos do segundo colocado na pesquisa instantânea.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Juiz terá que ouvir mãe para aceitar omissão de pai em certidão de nascimento



Sempre que o nome do pai de uma criança não for informado no momento de seu registro de nascimento, o juiz terá que questionar a mãe sobre a paternidade do filho. É o que determina a matéria que será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), presidida pelo senador Demóstenes Torres, na próxima quarta-feira (18/11). O projeto será examinado em decisão terminativa e seguirá diretamente para a Câmara dos Deputados

Subcomissão de Segurança Pública debate voto de Demóstenes



A Subcomissão Permanente de Segurança Pública, reinstalada pelo presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Demóstenes Torres, vai analisar o voto em separado do senador goiano no projeto que reestrutura os órgãos de segurança pública. Entre os pontos que estão sendo debatidos, está o uso do exército nas ruas para conter o tráfico de drogas.

CCJ debate relação entre governo e TCU


As divergências práticas e formais na atuação e nas ações administrativas e judiciais que estão ocorrendo entre o Tribunal de Contas da União (TCU) e o Poder Executivo Federal serão discutidas, nesta quarta-feira (17) em audiência pública na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), presidida pelo senador Demóstenes Torres. Foram convidados para o debate o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo; o presidente do TCU, ministro Ubiratan Aguiar; e o procurador geral da República, Roberto Monteiro Gurgel.

Juizados especiais devem acelerar processos de direito da família



Pessoas que têm processos típicos de direito de família poderão ter seus casos revolvidos rapidamente pelos juizados especiais. Entre as causas que terminam na Justiça comum estão a separação, o divórcio, as investigação de paternidade, de guarda de filhos, a regulamentação de visitas, o pagamento de pensão alimentícia, além da busca e apreensão de menores.
O relator Demóstenes Torres (DEM-GO) apresentou emenda ao projeto de lei estabelecendo um limite de valor de até R$ 40 mil para as ações a serem julgadas pelos juizados especiais e que envolvam a partilha de bens e a fixação de pensões. Desta forma, todas essas ações terão que obedecer esse teto a menos que seja feito um acordo entre as partes envolvidas.

Demóstenes na coluna Fio Direto



A jornalista Tainá Borela publicou na coluna Fio Direto, do jornal Diário da Manhã, nota sobre o encontro do DEM em Anicuns, cidade natal do senador Demóstenes Torres. Ela informa que prefeitos de vários municípios hipotecaram apoio à reeleição do senador, indiferente da composição que seja fechada para as próximas eleições.

Leia mais aqui.

domingo, 15 de novembro de 2009

Demóstenes na Tribuna do Planalto



Um dos senadores mais influentes do Congresso Nacional, Demóstenes Torres (DEM) mantém forte ritmo de trabalho no Senado Federal, com uma meta bem definida: manter a popularidade em alta e conquistar a reeleição. Sem um forte candidato ao governo, a missão do democrata se torna mais difícil. E o DEM ainda tem uma dúvida a sanar: embarca com o governador Alcides Rodrigues (PP) na terceira via ou segue orientação nacional e apoia a candidatura do senador Marconi Perillo (PSDB). Apesar da indefinição do partido para as eleições do próximo ano, o parlamentar demonstra confiança no próprio taco e diz não temer a concorrência.



Leia mais aqui.

Preocupação do partido é reeleger Demóstenes - no jornal Opção



Pa­ra os de­mo­cra­tas, o mais im­por­tan­te nes­ta ter­cei­ra via é ga­ran­tir a re­e­lei­ção de Ro­nal­do Cai­a­do e do se­na­dor De­mós­te­nes Tor­res, o que só po­de vir a ocor­rer se a le­gen­da es­ti­ver vin­cu­la­da a uma can­di­da­tu­ra ao go­ver­no re­la­ti­va­men­te for­te.

Leia mais aqui.

Demóstenes escreve sobre o doutrinamento na prova do Enade para o Jornal Opção



As pro­vas do Exa­me Na­ci­o­nal de De­sem­pe­nho dos Es­tu­dan­tes, o Ena­de, re­a­li­za­das no úl­ti­mo fim de se­ma­na, fo­ram a cris­ta­li­za­ção de um con­jun­to de ações do go­ver­no pa­ra fa­zer de ca­da alu­no um ca­bo elei­to­ral da mi­nis­tra Dil­ma Rous­seff. Já é uma afron­ta à lei o uso de pa­lan­ques pa­gos com di­nhei­ro pú­bli­co pa­ra a che­fe da Ca­sa Ci­vil fa­zer pro­se­li­tis­mo, mas apli­car tes­tes em alu­nos so­bre ca­da pon­to pre­ga­do pe­la can­di­da­ta cha­pa-bran­ca dá de 400 a ze­ro em qual­quer es­tra­ta­ge­ma usa­do por ad­mi­nis­tra­ções an­te­rio­res.

Para ler o texto na íntegra, clique aqui.

Demóstenes recebe apoio de lideranças e título de cidadão em Israelândia



Prefeitos, vereadores e lideranças de mais de 25 municípios declararam apoio ao senador Demóstenes Torres para a disputa pela reeleição nas próximas eleições ontem, durante o 4º encontro regional deste ano, em Anicuns, cidade natal do parlamentar. O evento reuniu cerca de 400 pessoas, além dos principais nomes do partido.




Demóstenes seguiu para Israelândia logo após o encontro. O prefeito Thelsandro de Almeida recepcionou o senador na Câmara lotada. “Me sinto muito honrado em me tornar um filho de Israelândia. Essa homenagem estreita ainda mais os laços que me ligam a esse município”, disse o senador para os presentes. A exemplo do que ocorreu em Anicuns, prefeitos de praticamente todas as legendas prometeram apoio para Demóstenes, não importa com que candidato a governador ele caminhe nas próximas eleições.

sábado, 14 de novembro de 2009

Demóstenes no Diário da Manhã


Prefeitos da região Sudeste de Goiás se uniram contra a crise econômica e formaram uma associação para angariar recursos para os municípios. Eles se reuniram na manhã de ontem com o senador Demóstenes |Torres, com quem discutiram soluções para o investimento em infraestrutura nas cidades.

Mais aqui.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Demóstenes ministra palestra em São Luís de Montes Belos

O senador Demóstenes Torres participa neste momento da Semana Jurídica da Faculdade Montes Belos, em São Luís de Montes Belos, em Goiás. O parlamentar foi convidado para palestrar sobre a Reforma do Código de Processo Penal, da qual preside comissão responsável pela elaboração. Estão presentes mais de 300 alunos.




No início da tarde de hoje, Demóstenes se encontrou com cerca de 20 prefeitos da região sudeste de Goiás. Eles debateram com o senador meios de angariar recursos com a queda nos repasses do governo federal. Para engrossar o coro em busca de recursos, foi formada a Associação Municipalista do Sudeste Goiano (AMUS). A reunião foi realizada em Corumbaíba.